Não influencie o influenciador! Boas práticas ao contratar um youtuber

Ariel Alexandre
Celebryts agora é Cely
2 min readNov 24, 2016

--

Imagine-se na posição de um influenciador, e determinada marca lançando mil e uma explicações a respeito de um produto sobre você, e pior ainda se for algo novo, que não provou ou conhece. Você não iria se perder?

Então, por favor! Não influencie o influenciador!

Sendo assim, o ideal é que a empresa diga quais são as mensagens-chave, e a partir daí deixe o influenciador livre para desenvolver por si próprio. Somente o youtuber saberá como explicar para o público dele a sua experiência. Na sequência, cabe a você aprovar ou não o conteúdo.

Para evitar idas e vindas, a sugestão é pedir que ele envie um áudio, mesmo que por WhatsApp, dizendo o que entendeu sobre o produto/campanha, por exemplo, e o que pretende comunicar.

Muitas agências reclamam que trabalhar com influenciadores é mais complicado que trabalhar com celebridades — que seguem um roteiro, e pronto! É verdade, mas imagine: Se o youtuber fizer isso, a campanha será muito ruim, e os seguidores irão entender a mensagem como propaganda forçada. E onde está a credibilidade? Quando a campanha é bem comunicada, de um jeito suave, da maneira dele, as chances de sucesso são bem maiores.

Ah!, e lógico, evite coisas do tipo divulgar açúcar para quem tem um canal de fitness. Mas isso a gente fala em outro post, com detalhes. ;)

Até a próxima!

Se precisar de alguma ajuda com youtubers: celebryts.com.

Autor, Ariel Alexandre — CEO & Founder
Coautor, Selena Escher — Content Creator

--

--