Não contrate o youtuber pelo número de inscritos

Ariel Alexandre
Celebryts agora é Cely
3 min readNov 24, 2016

--

Assim como em outras redes sociais, os inscritos ou seguidores não são 100% impactados. Aliás, a média é de menos de 10% de alcance em redes como Instagram e Facebook. E no Youtube não é diferente. Muitos seguem, mas não são impactados, seja porque o algoritmo do site não dá prioridade para ele ou o “seguidor” deixa de gostar, mas não deixa de seguir determinado canal.

Na verdade, o que importa é o AVM (Average View — Month), ou seja, a média de visualizações dos vídeos postados nos últimos 30 dias. Por exemplo: Nos últimos vídeos postados neste mês (quatro vídeos postados), o Zé teve 20k | 20k | 40k | 20k views, logo, a média de visualização dele seria de 25k de views. Se o meu objetivo é alcançar uma audiência estimada de 25k views, o Zé seria interessante para essa campanha.

Audiência do canal Whindersson Nunes — Mês de novembro

Na Celebryts, via algoritmo, inferimos picos de audiência não frequentes no canal. Fazer esse cálculo manualmente não é fácil, mas é possível; veja: 20k | 15k | 20k | 100k, o nosso algoritmo substituiria os 100k pela média anterior, não levando em consideração o pico. A ideia é prever qual quantidade de views ele terá no vídeo postado nos próximos 30 dias.

E utilize o AEM para decidir…

Em relação aos dados, o fator decisivo é o engajamento. Sabendo que ele alcança uma audiência frequente muito boa e que o tipo de conteúdo tem a ver com a marca/campanha, é chegada a hora de avaliar o engajamento. O mercado usa a métrica AEM (Average Engagement — Month), que é a mesma lógica da média de visualizações (AVM) aplicada no engajamento (total de like+dislike+comentário/pela quantidade de vídeos postados nos últimos 30 dias).

Neste exemplo, o canal teve 381 mil interações em cada vídeo postado nos últimos 30 dias.

Caso o Youtuber tenha um AVM (Average Engagement — Month) de 100k e um AEM (Average Engagement — Month) de 10k, ele é uma ótima escolha de canal em relação à engajamento, falando de dados. O ideal é que o AEM seja superior a 8% se comparado ao AVM.

Para finalizar, analisa-se também o histórico de AVM/AEM nos últimos seis meses. Se no último mês somente ele teve um pico muito superior dessas métricas, é preciso ficar atento. Mas se vem subindo ou mantendo com uma pequena margem para mais ou para menos, o Youtuber é indicado para a sua campanha.

Mãos à obra!

Para que você tenha menos trabalho, utilize a celebryts.com.

Autor, Ariel Alexandre — CEO & Founder
Coautor, Selena Escher — Content Creator

--

--