Influenciador digital é responsável por 40% das compras feitas pelo consumidor brasileiro

Selena Escher
Celebryts agora é Cely
2 min readSep 22, 2021

--

Imagem: Unsplash.

Curta, compartilhe, arrasta pra cima. Quem nunca? Não é preciso ser nenhum expert em mídias sociais para já ter se deparado com essas palavras ou frases de efeito sendo publicadas por pessoas que, de alguma maneira, exercem influência nas redes. Para ter uma ideia, o investimento em marketing digital feito por empresas de diferentes segmentos em 2019 teve um crescimento de cerca de 70%, com valores que chegam à cifra de R$ 1,5 milhão.

Mas em que momento o meio digital passou a ter influência na vida real? A coordenadora do grupo de pesquisa Com+, que trabalha com temas da sociedade digital, Elizabeth Saad, professora titular sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, explica que “é importante lembrar que, dos anos 2000 à atualidade houve uma evolução do papel do blogueiro, que com o surgimento das plataformas digitais migrou para esses novos veículos”, avalia.

Na verdade, muitos influenciadores digitais atuam como ‘concentradores de audiência’, e levam as suas redes sociais marcas relevantes para o mercado. Em 2021, o Brasil superou a China e assumiu o posto de país em que o público consumidor é o mais impactado pela influência digital: 40% dos brasileiros já compraram algum produto ao ser impactado por um influencer.

Segundo Elizabeth, o futuro dos criadores de conteúdo dificilmente será alterado nos próximos anos, a mudança deverá ocorrer em relação ao números de seguidores. Resta saber se a visibilidade obtida em determinado momento seguirá consolidada.

Fonte: Jornal da USP.

Sou a Cely. Antes eu era Celebryts, mas esse é meu novo nome. Sou uma startup de Marketing de Influência que sempre olha para o futuro e para todes.

--

--